fbpx

PERGUNTAS FREQUENTES

Porque é que têm pão de massa mãe e pão sem glúten?

Fazemos pão para todos aqueles que se preocupam com a qualidade e sustentabilidade da sua alimentação. Todo o nosso pão é biológico certificado, amassado à mão, segundo métodos tradicionais. Além disto, queremos que a saúde chegue a todos, e, por isso, criámos opções sem glúten, para todos aqueles que, por alguma razão, se veem obrigados a deixá-lo de fora da sua dieta, e para quem durante muito tempo foi difícil encontrar opções saudáveis mas saborosas e acessíveis. Pois que agora não precisam de procurar mais!

Qual a diferença entre o pão de massa mãe e o pão convencional?

A diferença entre os dois está na fermentação – o pão de massa mãe é feito segundo um processo de fermentação natural.

O que é massa mãe?

Massa mãe é um processo de fermentação lenta da mistura de farinha e água, através das bactérias e leveduras naturalmente presentes nos cereais. Trata-se de um método tradicional de fermentação natural do pão, com inúmeros benefícios e vantagens para o nosso organismo. É utilizada em alternativa aos fermentos de ação rápida, introduzidos na indústria alimentar por permitirem a produção em grandes quantidades.

O que é o glúten? Em que cereais está presente?

O glúten é uma proteína que está presente em alguns cereais, nomeadamente, no trigo, centeio e cevada.

A aveia tem glúten?

A aveia é naturalmente um cereal isento de glúten. No entanto, é, muitas vezes, tratada em silos que contêm vestígios de glúten de outros cereais, acabando por contaminá-la.

Porque é que o pão de massa mãe tem acidez?

Durante o processo de fermentação, o cereal é metabolizado pelas bactérias, que produzem ácido lático, o que leva, por sua vez, a uma diminuição do pH a níveis inferiores a 5. Essa acidez na verdade contribui para o aumento da ação de certas enzimas presentes, como amilases, proteases, hemocelulases e fitases. A ação desta última, por exemplo, permite a degradação dos fitatos presentes nos cereais e consequentemente uma maior absorção de minerais como cálcio, ferro, zinco e magnésio.

Têm algum pão sem trigo comum?

Temos, sim, o nosso Pão Ancestral – feito com Espelta e Eikorn, e massa mãe composta unicamente por espelta.

Porque é que o pão de massa mãe é mais fácil de digerir?

Pelo facto de o glúten ser parcialmente degradado no processo de fermentação lenta, podendo diminuir até 97% a sua concentração, este tipo de pão poderá ser mais bem tolerado por quem tenha sensibilidade não celíaca ao glúten ou até eventualmente por quem tenha doença celíaca. Apesar de, para estes últimos, ser sempre recomendado o consumo de pão isento de glúten.

O pão sem glúten é mais saudável do que o pão de massa mãe?

Não necessariamente. Ser mais ou menos saudável depende, por um lado, dos ingredientes que entram na sua composição, e, por outro, do perfil e das necessidades específicos de cada um de nós.

Porque é que o vosso pão é mais saudável?

O nosso pão é, na sua origem, mais saudável do que a maioria existente no mercado. É amassado com matérias-primas de origem controlada, provenientes de agricultura biológica, totalmente livres de químicos, fertilizantes e organismos geneticamente modificados (OGM).

Qual o teor de sal do vosso pão?

O teor de sal é inferior a 1% em todos os nossos pães.

Têm loja?

Além desta loja online, pode ainda encontrar-nos nas lojas Celeiro, Go Natural e lojas biológicas, e ainda no Continente, Auchan e My Auchan, normalmente, nas zonas Bio. No total, são mais de 200 espaços comerciais, é só uma questão de escolher o mais conveniente.

Quais os pães mais indicados para dietas de emagrecimento?

Depende sempre dos regimes, perfil da pessoa e quantidades ingeridas. Todos os nossos pães podem ser – e são-no muitas vezes – parte de uma dieta de emagrecimento equilibrada. Porém, os mais aconselhados pelas nutricionistas são, em regra, os nossos Pão Proteico Low Carb e Pão Paleo Low Carb, uma vez que são os que contêm menos hidratos de carbono.

Porque é que a vossa embalagem é de plástico?

É uma pergunta legítima e com a qual nos debatemos há muito tempo. A verdade é que, de todos os materiais disponíveis hoje, o plástico continua a ser aquele que nos permite conservar o nosso pão com a qualidade que todos conhecemos.

No entanto, nunca desistimos de procurar alternativas mais sustentáveis e acreditamos ter finalmente chegado a uma solução feliz. Está quase quase a sair do forno, partilhamos novidades em breve.

Que certificações têm?

Pão de Certificação Biológica e Certificação Internacional Isento de Glúten emitida pela Associação Portuguesa de Celíacos (APC).

Entregam na Madeira e Açores?

Infelizmente neste momento não entregamos nas Ilhas, apenas porque, sendo feito apenas com ingredientes frescos, não encontrámos forma de garantir que o nosso pão chega até elas nas condições ideais.

Os vossos produtos são vegan?

Sim, todos os nossos pães são vegan. Não trabalhamos com nenhum produto de origem animal.

Porque é que o vosso pão só tem 4 dias de validade?

O nosso pão é biológico, livre de conservantes, daí a validade um pouco mais curta. Quatro dias é o período durante o qual sabemos que mantém intactas todas as suas qualidades organoléticas. No entanto, pode perfeitamente ser consumido depois disso, desde que não apresente bolor. Experimente torrá-lo, é uma ótima solução para quando já não está tão fresco!

Posso congelar os vossos produtos?

Claro que sim. Pode congelá-lo inteiro na embalagem ou em fatias, que pode descongelar, por exemplo, na torradeira. Os nossos testes garantem que pelo menos durante 9 meses mantêm toda a sua qualidade e frescura.

Como é o vosso sistema de encomendas?

Para conhecer melhor o nosso sistema de encomendas, veja, por favor: https://pachamama.pt/como-encomendar/.

Se continuar com dúvidas, estamos aqui para ajudar.

 

Como funcionam as entregas?

As entregas funcionam de duas formas diferentes, em Lisboa e fora de Lisboa. Na primeira hipótese, uma vez que trabalhamos com distribuidores próprios, garantimos a entrega em 24h ou 48h e entregamos ao sábado. Na prática, isto significa que se quiser receber o pão na mesma semana em que o encomendou deverá fazê-lo até 5ª feira de manhã.

Na segunda hipótese – moradas fora de Lisboa – trabalhamos com um distribuidor externo, que entrega apenas de 2ª a 6ª feiras. Ou seja, se pretende receber o pão na mesma semana da encomenda deverá fazê-lo até 4ª feira de manhã.

Para mais informações, ver, por favor: https://pachamama.pt/entregas-e-precos/